Procedimentos para estudantes e staff face ao encerramento do ICBAS/FFUP

Na sequência do encerramento do complexo FFUP/ICBAS determinado pela Autoridade Nacional de Saúde, a U.Porto em coordenação com as autoridades de saúde estabeleceu hoje, dia 8 de março de 2020, os seguintes procedimentos:

1 – As instalações partilhadas pela Faculdade de Farmácia (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) na Rua Jorge Viterbo Ferreira serão encerradas até ao dia 20 de março. Não estão incluídas nesta decisão outras instalações destas faculdades como o Campus de Vairão.

2 – Todas as atividades letivas da FFUP e do ICBAS estão suspensas, independentemente do local onde ocorram.

3 – Serão mantidos os serviços da FFUP e do ICBAS considerados essenciais, a serem definidos pelos diretores de cada uma das faculdades.

4 – Todas as restantes instalações da Universidade do Porto (incluindo aquelas que são frequentadas por membros da FFUP e ICBAS) manter-se-ão abertas e em atividade regular até nova indicação das autoridades de saúde.

5 – As autoridades de saúde estão a notificar todas as pessoas que tiveram contacto direto e continuado com a estudante com COVID-19*, onde se incluem colegas de turmas, grupos de trabalho, docentes e assistentes das aulas frequentadas, para que se remetam a um isolamento profilático nas suas residências, conforme as indicações que lhes serão transmitidas pelo Delegado de Saúde.*

6 – Todos os restantes estudantes, docentes, investigadores, colaboradores e demais utilizadores do complexo ICBAS / FFUP, habituais ou esporádicos, são categorizados pelas autoridades de saúde como contactos casuais e não necessitam de se remeter a isolamento profilático. Recomenda-se apenas autovigilância de sintomas, nomeadamente através da medição de temperatura corporal duas vezes por dia, e restrição dos contactos sociais (p. ex. não comparecer a eventos em espaços fechados onde haja grande aglomeração de pessoas; não estão incluídas nesta categoria as aulas de qualquer tipo).*

*Aconselhamos a leitura das medidas emitidas pelas autoridades de saúde para a Universidade do Porto.

A comunidade académica da Universidade do Porto deve continuar a manter as medidas básicas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais.