Voltar a Comunicados

Recomendações aos estudantes internacionais da U.Porto

Os estudantes internacionais que se têm questionado sobre um possível regresso ao seu país durante o período em que a Universidade do Porto tem as suas atividades letivas presenciais suspensas devem tomar essa decisão individualmente, de forma ponderada, consultando as respetivas famílias.

No entanto, recomendamos que a decisão tenha em conta os seguintes fatores:

1. As aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado, sendo totalmente imprevisível a data de regresso à normalidade;

2. Sempre que possível, as atividades letivas prosseguirão a distância através de meios digitais. Obviamente, este acompanhamento poderá ser feito em Portugal ou em qualquer outro país, desde que o estudante tenha meios de ligação à internet.

3. Está assegurada a continuação do funcionamento da rede de residências e cantinas universitárias dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), para garantir o apoio indispensável a todos os estudantes e colaboradores.

4. Todos residentes em Portugal serão aconselhados a permanecer em casa e evitar as deslocações desnecessárias durante as próximas semanas. Os locais de convívio (restaurantes, centros comerciais, cinemas, etc.) estarão encerrados ou limitados na sua capacidade. Será necessário cada estudante avaliar se está confortável em viver este período de isolamento em Portugal.

5. Cada vez mais países, como os EUA ou a Itália, estão a limitar ou proibir a saída e entrada de voos. A situação em Portugal ou no seu país de origem poderá evoluir nesse sentido em breve ou sem aviso prévio.

6. Portugal tem um sistema de saúde público, de acesso universal, que atende a todos os residentes da mesma forma e praticamente sem custos, pelo que o acesso a tratamento ou cuidados médicos é igual para cidadãos portugueses ou estrangeiros.

7. Os estudantes internacionais em programas de mobilidade que optem por cancelar o seu período de estudos e regressar ao seu país deverão sempre articular este regresso, o quanto antes, com as suas instituições (universidade, faculdade, instituto, etc.) de origem , uma vez que o mesmo poderá ter implicações no reconhecimento académico inicialmente acordado e na bolsa de estudos (se aplicável).

Em qualquer caso, aconselhamos que consulte sempre as informações e recomendações aos viajantes, disponíveis no website do Ministério dos Negócios Estrangeiros ou das Relações Exteriores do seu país, ou que ligue diretamente para a sua embaixada em Portugal para obter mais esclarecimentos.

Dúvidas e questões sobre a continuação de atividades letivas, sejam aulas, estágios ou projetos de investigação, devem ser esclarecidas junto do seu diretor de curso ou orientador.

Todos os estudantes internacionais que permanecem em Portugal devem, tal como toda a população portuguesa, seguir estritamente as recomendações da Direção-Geral da Saúde, no sentido de contactar a Linha de Saúde 24 (+351 808 24 24 24 / atendimento@sns24.gov.pt) perante qualquer suspeita de sintomas possivelmente associados ao vírus. Todos os residentes em Portugal estão obrigados ao cumprimento rigoroso dos períodos de isolamento aconselhados pelas autoridades de saúde.

Consulte toda a informação atualizada em https://up.pt/covid-19 ou em https://covid19.min-saude.pt/.

Partilhar

Voltar a Comunicados