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U.Porto recomenda regresso de estudantes a Portugal

Dada a incerteza da propagação da Covid-19 pelo mundo e o impacto que possíveis medidas de mitigação – como a proibição de voos entre países – poderão colocar à vida dos nossos estudantes atualmente em mobilidade no estrangeiro, a Universidade do Porto recomenda oficialmente o seu regresso a Portugal.

No entanto, a Universidade do Porto apoiará qualquer decisão que os estudantes de mobilidade no estrangeiro entendam tomar, de forma ponderada, com as suas famílias – quer seja no sentido de dar continuidade à mobilidade ou cancelar a mesma.

Àqueles estudantes que decidirem regressar e cancelar o seu período de mobilidade, a U.Porto assegura a sua reintegração no semestre que está a decorrer, nas mesmas condições dos estudantes atualmente inscritos. Os estudantes que optarem por manter-se em mobilidade deverão assegurar junto da instituição de acolhimento o cumprimento das atividades previstas em sede de contrato de estudos, que permitirá o reconhecimento académico pela sua faculdade na U.Porto.

Adicionalmente, os bolseiros Erasmus+ têm já disponíveis orientações da Agência Nacional Erasmus+ sobre o enquadramento de eventuais desistências ou regressos antecipados na atual situação imposta pelo COVID-19 como “Força Maior”. O estudante terá o direito de receber o montante de subvenção correspondente, pelo menos, à duração efetiva do período de mobilidade. Contudo, de acordo com a Comissão Europeia, no que se refere a custos adicionais relacionados com casos de força maior, as Agências Nacionais devem analisar as situações caso a caso.

Assim, todos os participantes Erasmus+ que optem por cancelar o período de mobilidade, terão de enviar por email à Universidade do Porto (international@reit.up.pt) a seguinte documentação:

  • declaração estadia (caso a Instituição de Acolhimento esteja encerrada pode ser feito a posteriori);
  • comprovativo de despesas de viagem/alojamento;
  • evidência da tentativa de troca de voos ou de reembolso de bilhetes já adquiridos, junto das companhias áreas (se aplicável);
  • evidência da tentativa de recuperação do valor do alojamento que foi cancelado (se aplicável);
  • troca de e-mail com a instituição de origem e de acolhimento, evidenciado a inexistência de condições para dar continuidade ao seu período de mobilidade;
  • boardind pass (se aplicável).

Lembramos que devem ser observados todos os conselhos para viajantes do Governo de Portugal, em permanente atualização no Portal das Comunidades Portuguesas, devendo todos os estudantes da U.Porto seguir estritamente as medidas de prevenção e segurança no combate ao Covid-19 das autoridades locais no país onde se encontram.

Em caso de regresso a Portugal, devem ser observadas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e respeitadas de forma rigorosa os períodos de isolamento aconselhados, recorrendo, em caso de dúvida, à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24).

A Universidade do Porto permanece inteiramente ao dispor para qualquer esclarecimento adicional ou apoio, tendo reforçado a equipa de atendimento à distância:

  • E-mail: international@reit.up.pt;
  • Telefone: +351 220 408 041 / +351 220 408 152;
  • Contactos móveis de emergência: +351 961 259 698 / +351 961 280 004 / +351 961 255 128;
  • Skype: sriuporto.

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