Universidade do Porto mantém atividades regulares

Aulas presenciais suspensas a partir de 12 de março.
Informações devem ser consultadas no comunicado emitido a 11 de março de 2020.

Seguindo as indicações expressas das autoridades de saúde locais e nacionais, a Universidade do Porto mantém neste momento as suas atividades regulares.

As exceções são os já conhecidos casos do encerramento das instalações do ICBAS / FFUP e a suspensão de aulas do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP.

De acordo com o conhecimento técnico-científico atual, não há razões de saúde pública que justifiquem, à data, a suspensão de atividades ou o encerramento de instalações das Universidades, à semelhança do que acontece com a generalidade dos setores de atividade em Portugal.

Sublinha-se que as pessoas identificadas como contactos com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 foram contactadas pelas Autoridades de Saúde e submetidas a isolamento profilático.

De acordo com a Autoridade de Saúde Nacional hoje contactada, e tendo em consideração o nível de risco da comunidade académica – atendendo a que já existe isolamento profilático de contactos –, não se justifica manter a recomendação de 09/03/2020 para que os residentes de Felgueiras e Lousada não se desloquem às instalações da Universidade do Porto, podendo manter as suas atividades letivas e profissionais. No entanto, é formalmente contraindicada a presença de pessoas com sintomas de infeção respiratória.

A U.Porto permanecerá atenta ao desenrolar da situação, nomeadamente às orientações que vierem a ser tomadas na reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública agendada para amanhã (11/03/2020), e não hesitará em tomar todas as medidas que as autoridades de saúde considerem necessárias para a proteção da comunidade académica.

Renovamos o apelo à comunidade U.Porto para que continue a observar as medidas básicas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais para a contenção da propagação da COVID-19.

Todas as informações são atualizadas em permanência em http://up.pt/covid-19.