Abertura


Professor Doutor António de Sousa Pereira

Reitor da Universidade do Porto


A necessidade de conter o surto da COVID-19 obrigou-nos a cancelar a realização da Sessão Solene do Dia da Universidade do Porto 2020.

Não podíamos, contudo, deixar de assinalar o 109.º aniversário da nossa Universidade.

Recorremos, por isso, às tecnologias digitais para celebrar o extraordinário passado e o auspicioso futuro da U.Porto, homenageando a excelência dos nossos estudantes, docentes, investigadores e colaboradores.

Esta página serve, justamente, para reconhecer a especial competência e dedicação dos membros da nossa comunidade académica e o papel determinante que desempenharam no engrandecimento da nossa Universidade.

Oradora convidada


Professora Doutora Elisa Ferreira

Comissária Europeia para a Coesão e Reformas


Discurso brevemente disponível

Intervenções


Artur Santos Silva

Presidente do Conselho Geral da U.Porto


Discurso brevemente disponível

Miguel Cadilhe

Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto


Marcos Teixeira

Representante dos Estudantes da U.Porto
Estudante da FFUP e Presidente da FAP


Fátima Lisboa

Representante dos Trabalhadores da U.Porto
Serviço de Relações Externas da FLUP


Prémios Incentivo

Ingressaram na U.Porto no ano letivo 2018/2019 e, logo no ano de estreia, destacaram-se pela qualidade ímpar do seu percurso académico.
É esse o perfil comum aos 21 estudantes – de licenciatura e mestrado integrado  –  distinguidos com o Prémio Incentivo 2020destinado aos melhores estudantes do 1.º ano de cada faculdade da U.Porto .


Ana Raquel Branco

Ciências da Nutrição
FCNAUP

Bárbara Freitas

Artes Plásticas
FBAUP

Beatriz Vicente

Ciências Farmacêuticas
FFUP

Catarina Pereira

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
FEUP

Diogo Rodrigues

Engenharia Informática e Computação
FEUP

Dinis Santos

Ciências do Desporto
FADEUP

Evgeniya Sitchikhina

Medicina
FMUP

Francisco Carvalho

Economia
FEP

Francisco Salgado

Economia
FEP

Gonçalo Pascoal

Engenharia Informática e Computação
FEUP

Joana Ribeiro

Psicologia
FPCEUP

José Pedro Luis

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
FEUP

Leonor Barbosa

Direito
FDUP

Maria Inês Branco

Medicina Dentária
FMDUP

Marco Leitão

Engenharia Física
FCUP

Miguel Silva

Arquitetura
FAUP

Pedro Corceiro

Línguas e Relações Internacionais
FLUP

Pedro Fernandes

Matemática
FCUP

Ricardo Peres

Medicina
FMUP

Sérgio Campos

Medicina
ICBAS

Tiana Holzhauer

Línguas e Relações Internacionais
FLUP

Prémio Cidadania Ativa

O Prémio Cidadania Ativa, atribuído no Dia da Universidade, distingue quatro alunos que se destacaram nas áreas da Solidariedade, Empreendedorismo, Pedagogia e Desporto/Ambiente.


Área Humanitária e/ou Solidária


César Augusto Nunes Casa Nova

Área Empreendedorismo


Joana Isabel dos Santos Paiva

Área Pedagógica


Diogo Alexandre Santos Ferreira

Área Desportiva e/ou Ambiental


Ana Sofia da Costa Tavares

Prémio de Excelência Científica

Galardão que reconhece os membros da comunidade U.Porto que mais se destacaram no domínio da investigação científica


Pedro Camanho

Pedro Camanho, Professor Catedrático da FEUP e investigador do INEGI, é o vencedor da edição deste ano do Prémio de Excelência Científica, galardão instituído pela Universidade com o objetivo de reconhecer os seus docentes e cientistas que mais se destacam no domínio da investigação científica.

Proclamação de Professores Eméritos

Reconhecimento a professores jubilados ou reformados pelos altos serviços prestados à U.Porto


Anne Marie Fontaine

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Universidade do Porto

Com quase de 40 anos de ligação ao ensino da Psicologia, e em particular à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP)a cuja fundação está ligadaAnne Marie Fontaine foi professora na FPCEUP até 2017. Autora de mais de 200 publicações, destacou-se também como investigadora no Centro de Psicologia da U.Porto, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas da psicologia diferencial, psicologia da educação e desenvolvimento diferencial. Enquanto Professora Emérita da U.Porto, Anne Marie Fontaine terá como missão promover a internacionalização das atividades de formação avançada e de investigação da FPCEUP.

António Augusto Fernandes

Faculdade de Engenharia
Universidade do Porto

Professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) desde 1971, António Augusto Fernandes dedicou a sua vida à atividade letiva e de investigação no domínio da Engenharia Mecânica. Antes da sua jubilação,  em 2019, foi diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e também do IDMEC, instituto privado de I&D de que a Faculdade de Engenharia é sócia fundadora. Enquanto investigador do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e responsável pelo Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços da FEUP, destacou-se igualmente no desenvolvimento de novos produtos e serviços, integridade estrutural e biomecânica. As novas funções de António Augusto Fernandes passam agora por promover e negociar projetos de investigação na área da Engenharia Mecânica e fomentar as iniciativas de apoio à captação de recursos financeiros e filantropia desenvolvidas pela FEUP.

António Fernando Silva

Faculdade de Ciências 
Universidade do Porto

António Fernando Silva iniciou a sua carreira de docente na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) em 1972. Durante as quase cinco décadas seguintes, foi presidente do Conselho Pedagógico e do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, tendo-se ainda notabilizado pelo trabalho de investigação desenvolvido nos ramos da eletroquímica, eletroanálise e química das superfícies. Em 2010, tomou posse como diretor da FCUP, cargo que desempenhou até à sua jubilação, em 2019. Durante os próximos cinco anos, António Fernando Silva estará responsável pela Coordenação Científica e Administrativa do Centro de Investigação em Química da U.Porto (CIQUP). Faz também parte das suas novas funções promover a divulgação da área da eletroquímica numa fase de transição energética.

Eugénio da Costa Oliveira

Faculdade de Engenharia
Universidade do Porto

Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da FEUPEugénio da Costa Oliveira desempenhou funções como docente entre 1975 e 2018, ano em que deu a sua última aula. Elemento fundador e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIAAC), e membro fundador da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), destacou-se também como Coordenador Científico dos Laboratórios SAPO/U.Porto. Em 1983, recebeu o Prémio Gulbenkian para a Ciência e Tecnologia. Até 2025, o novo Professor Emérito estará responsável pelo aconselhamento e incremento de atividades de investigação em Engenharia Informática e Inteligência Artificial na U.Porto.

José António Sarsfield Cabral

Faculdade de Engenharia
Universidade do Porto

José António Sarsfield Cabral iniciou a sua carreira académica na FEUP em 1984, sendo Professor Catedrático desde 2006. Com mais de 35 anos dedicados ao ensino da Engenharia, teve um papel crucial na criação e desenvolvimento do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, que dirigiu desde a sua criação, em 2008, e até 2018. Jubilado em 2019, foi Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Melhoria Contínua entre 1999 e 2014. Um ano depois, foi distinguido pela Associação Portuguesa para a Qualidade (AQP) com o Prémio Personalidade Qualidade. As suas novas funções como Professor Emérito incluem a criação e condução de um “Observatório da Avaliação” na FEUP para avaliar os docentes e técnicos da Faculdade.