Polo II – Campo Alegre

3 dezembro 2019, 10h00

Workshop: População migrante, refugiados e minorias étnicas

Local: Sala de reuniões I da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

A mobilidade humana e o número de migrantes internacionais atingiu, nos nossos dias, uma proporção sem precedentes, assim como o deslocamento forçado de milhões de pessoas em diversas regiões do mundo. A magnitude desta crise veio colocar inúmeros desafios às nossas sociedades, exigindo respostas holísticas e participadas, envolvendo governos, sociedade civil, pessoas migrantes, sujeitos de proteção internacional e suas famílias, organizações internacionais, especialistas, académicos, grupos religiosos e todas as partes interessadas numa problemática que suscita questões tão complexas como a xenofobia, o tráfico de seres humanos, entre outros processos de discriminação e desigualdade social. Tendo presente este contexto, este Workshop, integrado nas Comemorações do Dia do Voluntariado da Universidade do Porto, emerge como um espaço de reflexão sobre os principais desafios que este fenómeno social coloca à sociedade civil, em geral, e ao Voluntariado, em particular, com vista a sair reforçado o direito de migrar, os direitos e necessidades de proteção das pessoas em situação de mobilidade, inclusive, os estudantes, e as contribuições que os migrantes e refugiados trazem aos países de acolhimento. Visa, ainda, reforçar, a necessidade de se adotar uma abordagem humana e garantidora de direitos, em conformidade com o espírito que enforma a celebração, na Universidade do Porto, do Dia do Voluntariado 2019.

Oradores/as convidados:

Prof. Doutora Olga Magano: Socióloga, especialista em população migrante, refugiados e minorias étnicas. Professora na Universidade Aberta.

Dra. Paula Correia: Animadora Sociocultural e coordenadora de voluntariado do Centro Comunitário São Cirilo.

Prof. Doutor Jaime Villate: Físico e engenheiro informático, Professor da FEUP e representante da Associação Intercultura-AFS.

Prof. Doutor Jorge Oliveira: Presidente da Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária – Espaço t.

Dr. Nuno Gradim: Representante da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) nas questões do Tráfico de Seres Humanos no quadro Europeu e Internacional.

Dra. Catarina Lima e Dra. Carlota Muralha: Plataforma de Apoio aos Refugiados – PAR.

Moderação: Prof. Doutora Isabel Dias