Intellectual Output 3 // Educação digital e e-learning

Desenvolvimento de materiais para
a plataforma online e testes de usabilidade

Descrição do output
O3/A1 – Plataforma online e materiais educativos

Este intellectual output integrará os resultados do intellectual output O1 de modo a prosseguir para a criação de conteúdo, ferramentas e recursos para a plataforma web. Estes materiais serão desenvolvidos tendo em consideração regras de acessibilidade para seniores, tendo em consideração questões como a visão, audição, capacidades motoras e cognitivas, com a finalidade de assegurar uma maior autonomia no acesso ao website. A plataforma irá disponibilizar informações gerais, assim como ferramentas educativas simples que poderão ser acedidas por seniores de forma autónoma. Os conteúdos educativos focarão questões essenciais acerca do uso de diferentes dispositivos, desde o desktop e laptop, ao tablet e smartphone, passando pelas funções básicas dos dispositivos e do hardware, como o rato e o teclado; navegação e segurança online; redes sociais; comunicação utilizando aplicações como o Skype, WhatsApp ou Facetime. As ferramentas disponibilizadas terão um caráter inovador tendo em consideração que permitirão a promoção de competências digitais em seniores do espaço europeu, sem qualquer tipo de custo associado. A plataforma e o respetivo conteúdo serão publicados em 5 línguas – português, polaco, inglês, letão e francês.

O3/A2 – Perform usability tests of the web platform and online tools with end-users

Para esta fase de trabalho encontram-se estabelecido um mínimo de 3 iterações de testes de usabilidade que se encontram planeados de modo a serem implementados de forma realista, em ambiente controlado, incidindo primeiramente nas funcionalidades centrais da plataforma e, finalmente, das soluções propostas. Os primeiros testes centrar-se-ão no aspeto visual da plataforma. Estender-se-ão, de seguida, à respetiva organização e facilidade de localizar informação mantendo um percurso claro e previsível no site. Finalmente, debruçar-se-ão sobre o modo de como o utilizador consegue utilizar a plataforma sem ocorrência de erros e, no caso de se verificarem, do quão facilmente consegue recuperar, culminando na observação do nível de satisfação da interação com a plataforma. Os objetivos das fases seguintes dependerão fortemente dos resultados e constatações retiradas desta fase inicial e posterior implementação de atualizações. O protocolo de usabilidade está desenhado para observar as escolhas de navegação do utilizador, sucesso ou insucesso na execução de tarefas, nível geral de satisfação, recorrendo a técnicas de análise tarefas como a avaliação por protocolo, vídeo e questionários. Assim, espera-se proceder à recolha de medidores objetivos (ex. taxa de sucesso na execução de tarefas) e subjetivos (ex. nível de satisfação). Após a definição dos perfis do público alvo, consideraremos prosseguir para um pedido de consentimento e recrutamento de utilizadores heterogéneos para realizar questionários, dados demográficos e competências digitais (contrariando a representação exclusiva do ´lead user’ para esta análise). Os dados demográficos e, sobretudo, psicográficos recolhidos serão alvo de triagem para melhor afinar o processo de recrutamento. Tendo em consideração a informação disponível sobre estes processos, que indica que cerca de 15 utilizadores conseguem detetar entre 90 a 100% dos aspetos a melhorar, esperamos conseguir uma saturação de informação que identifique claramente as questões sobre as quais nos debruçarmos, recorrendo a um número maior de envolvidos. Assim sendo, considerando as recomendações para a iteração destes testes (Nielsen, 2000), esperamos envolver 6 a 8 utilizadores (por exemplo, em cada país do consórcio) por iteração (num total de 18 a 24 utilizadores por cada fase de testes). Cada sessão de testes será conduzida por especialistas e terá a duração prevista de uma hora.

Tipo de output Educação Aberta / Online / Digital; módulos de cursos e-learning

Activity Leading Organisation U.Porto & Porto4Ageing

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