Inscrição

Todos os participantes, mesmo que não submetam um trabalho, deverão inscrever-se no evento. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para ter acesso à documentação do evento. A inscrição é feita exclusivamente através do link abaixo indicado.

Confirmação da inscrição

Será enviado um e-mail automático ao completar, com sucesso, a sua inscrição e/ou submissão de resumo com um código único e intransmissível de participante.

Caso detete que não recebeu o e-mail, verifique na sua caixa de “spam”, “lixo” ou “publicidade não solicitada”.

Votos de bom IJUP!

Submissão de Resumos

A submissão do resumo tem de ser feita obrigatoriamente através da ligação abaixo indicada. Não serão aceites resumos enviados por e-mail ou outros meios que não o da plataforma referida.

A submissão do resumo deverá ter em contas as seguintes normas:

  • Os temas do trabalho proposto devem inserir-se nas áreas temáticas do IJUP;
  • No ato da submissão deve ser explicitada a opção por uma comunicação em formato oral ou póster;
  • O resumo a submeter tem o limite de 2030 caracteres (incluindo espaços) para o campo abstract;
  • O resumo deve ser submetido até a data limite para submissão: 10 de março de ​2024 – NOVA DATA;
  • O resumo deve ser redigido em Inglês, em virtude de uma maior divulgação internacional;
  • A opção por apresentação de trabalho sob a forma de Comunicação Oral obriga à apresentação de resultados. No caso dos trabalhos a apresentar sob a forma de póster, o estudante poderá submeter um resumo que descreva resultados ainda que preliminares desde que estes sejam devidamente contextualizados e desde que sejam referidos os resultados finais esperados e o impacto espectável do trabalho na área do conhecimento em questão;
  • A publicação do trabalho submetido no Livro de Resumos pressupõe a apresentação do mesmo no evento.

O não preenchimento do resumo segundo as regras apresentadas levará à sua não-aceitação.

A utilização do template disponibilizado é obrigatória.


Revisão de Resumos

Todos os resumos serão revistos por um Júri de especialistas na área respetiva, expressamente nomeado pela Comissão Científica do IJUP. O Júri, para além de verificar se o resumo obedece às normas de submissão, avaliará a sua admissibilidade, atendendo ao seu valor científico e originalidade.
Após a revisão, o autor receberá um email a informar sobre a decisão de aceitação do trabalho para apresentação no IJUP, podendo ser recomendadas alterações. A Comissão Científica reserva o direito de não publicar os trabalhos cuja avaliação não seja positiva ou que não cumpram as normas acima indicadas.

Apresentação de trabalhos

Comunicações Orais

Os trabalhos submetidos para apresentação oral terão obrigatoriamente de ter resultados.

As apresentações deverão ser feitas preferencialmente em inglês.

O tempo máximo disponível para a apresentação oral é de 10 minutos. No final haverá um período de 20 a 30 minutos para discussão dos trabalhos.

A data e a hora de cada apresentação serão indicadas no programa Geral e Detalhado.

Caso pretendam, poderão utilizar o modelo de apresentação IJUP’24.


Pósteres

Para a apresentação deverão permanecer junto do seu póster durante a sessão de visita aos mesmos.

Os pósteres (de dimensão A0: 1189 mm x 841 mm, altura x largura) deverão ser afixados no painel com a numeração correspondente. É da responsabilidade dos autores a afixação do póster e a remoção do mesmo no final do bloco de hora correspondente para a apresentação.

Os pósteres deverão ser redigidos preferencialmente em inglês.

O póster deverá conter uma página única, de orientação vertical. O tamanho de letra não deve ser inferior a 46 pontos para os títulos e 16 pontos para o corpo de texto.

O tempo máximo disponível para a apresentação de póster é de 03 minutos (estilo pitch).

Detalhes sobre hora e painel poderão ser consultadas no Programa Geral e Detalhado.

Caso pretendam, poderão utilizar e ajustar o modelo de póster IJUP’24.


Estrutura e Formatação

Os pósteres deverão incluir um cabeçalho, contendo:

  • o título do trabalho;
  • o(s) nome(s) do(s) autor(es):
  • o nome e/ou logótipo da instituição onde o trabalho foi desenvolvido;
  • o logótipo do IJUP’24;
  • o endereço de email do(s) autor(es), em letras menores.

De modo a facilitar a perceção do trabalho, recomenda-se ainda que o póster inclua as seguintes secções:

    • introdução (clara e concisa);
    • objetivos;
    • metodologia;
    • resultados esperados ou preliminares;
    • conclusões esperadas do trabalho.

Distinção de Trabalhos

Os trabalhos apresentados serão avaliados por Professores e Investigadores, tendo em conta a área científica do trabalho. São 5 os critérios de avaliação para distinguir um resumo:

1. Organização,

2. Exposição,

3. Auxiliares de apresentação,

4. Conteúdo,

5. Respostas às questões colocadas.

A seleção dos trabalhos a distinguir irá considerar o resumo do trabalho, valorizando-se:

  • Os resultados obtidos (em detrimento de um trabalho em fase inicial);
  • As potencialidade de continuidade do trabalho;
  • O impacto do trabalho na respetiva área do conhecimento;
  • A aplicabilidade prática e potencial de valorização económica do conhecimento (quando aplicável).

A avaliação incidirá ainda na apresentação realizada, tendo em conta:

  • A sua organização (estrutura da apresentação e gestão do tempo de apresentação);
  • A sua exposição (postura e eficácia do apresentador);
  • O seu conteúdo (nível científico da informação apresentada, qualidade da sua discussão e adequação à audiência).

A comunicação e entrega das distinções será feita posteriormente, em datas e moldes a definir.