Visita Virtual às exposições do Museu da Língua Portuguesa

Disponíveis na internet, mostras realizadas pelo museu preservam sua memória e ajudam a enfrentar o isolamento.

O Museu de Língua Portuguesa, em São Paulo, está fechado desde dezembro de 2015, em razão de um incêndio que destruiu parcialmente sua estrutura. Em compensação, através do site da instituição, é possível fazer um passeio virtual por suas dependências e até visitar as exposições que o museu promoveu durante os seus dez anos de funcionamento, até ser tomado pelo fogo, e que continuam disponíveis on-line. A reabertura oficial do local está prevista para junho próximo.

O passeio virtual pelo Museu da Língua Portuguesa pode começar pela  exposição principal, que destaca o português como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil. Nela, dois eixos de discussão guiam o visitante: antiguidade e identidade. Enquanto o primeiro mostra onde surgiu e como o idioma chegou até aqui, o segundo trabalha com o sincretismo cultural brasileiro, que uniu esse português herdado da Europa com palavras indígenas e africanas, formando uma identidade nacional. 

Entre as atrações do local – que o público pode ver on-line – destaca-se a Praça da Língua, uma espécie de planetário com várias palavras no teto e nas paredes, enquanto uma antologia da literatura brasileira, escolhida pelo professor de literatura brasileira da USP José Miguel Wisnik e pelo crítico literário Arthur Nestrovsky, é lida ao fundo. Há também a Grande Galeria, que atravessa todo o museu, com seus 106 metros de comprimento, e 11 filmes, que mostram a língua portuguesa no cotidiano, revelando o idioma como base fundadora do País.” (fonte: Blogue do IILP)

Hiperligação