“A Língua Portuguesa como Ativo Global”

“Um pequeno volume com o objetivo de dar pistas atualizadas para a compreensão do valor económico da língua à escala mundial, com coordenação de Luís Reto, que é também autor com Nuno Crespo, José Esperança, Rita Espanha e Fábio Valentim. Repartida por uma introdução, seis capítulos e uma breve secção de considerações finais, trata-se de uma obra que entende a língua como parte do património económico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Na introdução, que situa este trabalho em relação a outros (sendo o mais recente o Novo Atlas da Língua Portuguesa, de 2016), frisa-se que a discussão apresentada se centra numa visão da língua portuguesa como ativo económico e estratégico para a CPLP, não abordando aspetos filológicos nem literários.

(…) As considerações finais sublinham a necessidade de «desenvolver um ensino massivo de português como língua segunda […] em comunidades muito mais alargadas do que aquelas que são atualmente abrangidas pela rede do Instituto Camões ou dos centros culturais do Brasil», bem como um «[m]aior investimento, articulação estratégica no conjunto da CPLP e cooperação internacional nestes domínios, sem medo de perda de protagonismos nacionais […]» (pp. 140/141).
Em apoio da informação e das considerações expostas, 18 gráficos, 14 quadros e 6 tabelas ilustram este utilíssimo opúsculo, de leitura muito acessível e rápida.”

Hiperligação