O PELOURO

Para a Promoção da Língua Portuguesa

O Pelouro para a Promoção da Língua Portuguesa

Porquê um pelouro específico para a promoção da língua portuguesa na Reitoria da Universidade do Porto?

"... demonstrar que a Universidade pode ser um espaço de convívio entre diversas línguas..."

"... marcar a presença da Universidade do Porto no esforço nacional e internacional de afirmação da língua portuguesa..."

No contexto de universidades altamente internacionalizadas como é o caso da Universidade do Porto, a pressão para o uso de “línguas francas” consensualmente utilizadas nos circuitos científicos internacionais – como o inglês, presentemente – é cada vez maior e encontra justificação a vários níveis.

Entre os objetivos do Pelouro encontra-se o desígnio de demonstrar que a Universidade pode ser um espaço de convívio entre diversas línguas e que, no caso específico do português, o seu conhecimento, o seu estudo e a sua utilização conferem o acesso a um espaço muito relevante, do ponto de vista académico, cultural, económico e demográfico, à escala global.

Entre as principais economias emergentes, contam-se as de países de língua portuguesa onde esta detém uma importância vital para o desenvolvimento de laços económicos e culturais.

A Universidade do Porto não esquece, por outro lado, a sua longa e reconhecida reputação como um centro de excelência no estudo, no ensino e na formação de profissionais altamente qualificados na área dos Estudos Portugueses, de que é exemplo a presença de muitos diplomados pela sua Faculdade de Letras em leitorados e centros de língua portuguesa em universidades dos cinco continentes.

Nos diversos acervos bibliográficos pertencentes à Universidade, podem encontrar-se peças de elevado valor do que foi – e continua a ser – a produção de conhecimento avançado em diversas disciplinas que usou o português como língua de criação/divulgação científica.

A todos estes aspetos, procurando torná-los mais robustos e mais visíveis, estará atento o Gabinete de Promoção da Língua Portuguesa, que assim pretende marcar a presença da Universidade do Porto no esforço nacional e internacional de afirmação da língua portuguesa como um valor e um instrumento da afirmação de um espaço transnacional com um futuro prometedor.

Ligações úteis

Instituto Camões[mais informações…]

Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)[mais informações…]

Plataforma 9 – Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa[mais informações…]

Instituto Português do Oriente (IPOR)[mais informações…]

Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)[mais informações…]

Revista Platô[mais informações…]

Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC)[mais informações…]

Portal do Professor de PLE[mais informações…]

Associação Internacional de Lusitanistas[mais informações…]

Revista Veredas[mais informações…]

Observatório da Língua Portuguesa[mais informações…]

SIMELP[mais informações…]

APL – Associação Portuguesa de Linguística[mais informações…]

ABRALIN[mais informações…]

OEI – Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura – Escritório em Portugal → [mais informações…]

Apresentação

Como forma de promover e difundir a língua portuguesa, a Pró-Reitoria da UPorto apresenta...

Iniciativas

Iniciativas da Pró-Reitoria da Universidade do Porto...

Equipa

A equipa do “Portal do Português da UP”...

Contactos

Questões. Sugestões. Agradecimentos.