II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo

“As II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo são organizadas pelo Camões- Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..

Nestas II Jornadas da Língua Portuguesa haverá lugar à apresentação de comunicações que deem conta de investigação realizada, de estratégias levadas à prática e de projetos desenvolvidos no quadro do tema geral “Práticas de Escrita | Percursos didáticos e literários”.

Num ambiente escolar e universitário com cultura de investigação, experimentação e inovação, as II Jornadas da Língua Portuguesa surgem como um momento de encontro e de reflexão colaborativa, conciliando abordagens teóricas e práticas pluridisciplinares com a complexidade da produção escrita.

Uma reflexão sobre a escrita e as suas particulares condições de produção, na academia e para além dela, parte, necessariamente, das diferentes dimensões já identificadas por professores e investigadores. Trata-se de uma prática complexa, afetada por fatores de natureza muito diversa, conteúdo escolar e académico encerrando um elevado grau de dificuldade e, simultaneamente, instrumento transversal ao curriculum, determinante para o sucesso escolar e académico com implicações no desempenho dos estudantes em termos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento.” (fonte: Instituto Camões)

Hiperligação