Prémio de Poesia da Língua Portuguesa

– Prazo: até 23 de outubro de 2020

       – A Câmara Municipal de Oeiras criou um prémio de poesia, destinado a residentes nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com valores pecuniários de 20.000 euros para consagração e 5.000 euros para revelação.

        – Os trabalhos devem ser enviados em formato digital para a Divisão de Cultura do Município de Oeiras (premiopoesiaoeiras@cm-oeiras.pt), com o assunto “Candidatura ao Concurso do Prémio Revelação de Poesia de Oeiras”.

       – Os candidatos devem também apresentar um pseudónimo, a identificação completa, a morada, a idade e os contactos, sendo que estes dados ficam arquivados na Divisão de Cultura, sem conhecimento por parte do Júri.

      – O anúncio do Prémio de Consagração e do Prémio de Revelação será feito em dezembro de 2020. A cerimónia de atribuição decorrerá no dia 21 de março de 2021 – Dia Mundial da Poesia.

        – Hiperligação

…………………………………………………………………………..

VI Edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira

– Prazo: até 27 de novembro de 2020

       – Criado pelo Município de Cantanhede para estimular a criação literária e, simultaneamente, homenagear um dos grandes vultos da literatura portuguesa do século XX, o Prémio Literário Carlos de Oliveira, de periodicidade bienal, é aberto à participação de autores de qualquer dos países de língua oficial portuguesa, que podem concorrer com apenas uma obra, inédita e não editada, em prosa narrativa (conto ou romance).

        – Com um valor de 5.000 euros, o prémio é integralmente suportado pela autarquia, que, nos termos do regulamento, assegura também a edição da obra vencedora.

        – Hiperligação

…………………………………………………………………………..

Prémio Literário José Luís Peixoto 2020

– Prazo: até 30 de junho de 2020

    – A 14.ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto, destinado a distinguir trabalhos inéditos na modalidade de poesia, vai sofrer alterações devido à pandemia de covid-19.

     – A Câmara e a biblioteca municipal de Ponte de Sor, que promovem o prémio, procuraram “encontrar soluções para a boa continuidade” do prémio literário, que este ano vai ter algumas alterações excecionais ao regulamento, indicaram os promotores. (…)

     – (…) Criado em 2007, o Prémio Literário José Luís Peixoto tem como diretiva, em anos pares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de poesia e, em anos ímpares, trabalhos de conto.

      – Segundo a Câmara de Ponte de Sor, o concurso, de âmbito internacional, está aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa e a naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa.

       – Além de homenagear o escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, a autarquia salienta que a iniciativa pretende ainda incentivar a criatividade literária entre os jovens, assim como o gosto pela leitura.

        – A este concurso podem concorrer jovens que completem 25 anos até ao dia 31 de dezembro de 2020.

        – Hiperligação

…………………………………………………………………………..

Concurso Lusófono da Trofa 2020

– Prazo: até 29 de maio de 2020

    – “Promovido pela Câmara Municipal em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo está de regresso em 2020. A iniciativa anual, dinamizada pelo pelouro da Cultura da autarquia, tem como objetivo promover obras de literatura infantil, dando a conhecer novos autores e ilustradores.”

   – “O concurso tem como principais objetivos criar e/ou consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária. A iniciativa visa ainda divulgar autores de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.”

  – Hiperligação

…………………………………………………………………………..

Prémio José Aparecido de Oliveira [mais informações…]

– Prazo: até 28 de fevereiro de 2020

    – “Instituído em 2011 e de cariz bienal, o Prémio José Aparecido de Oliveira promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária que visa reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.”

…………………………………………………………………………..

Prémio Literário UCCLA → [mais informações…]

– Prazo: até 23 de fevereiro de 2020

    – “O Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos talentos escritores. Trata-se de uma iniciativa conjunta da UCCLA e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.”

…………………………………………………………………………..

Prémio Fundação Mário Soares → [mais informações…]

– Prazo: até 20 de dezembro de 2019

…………………………………………………………………………..

Prémio Escolar Editora de Ciências Sociais 2019 → [mais informações…]

– Prazo: até 1 de novembro de 2019

…………………………………………………………………………..

Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019 → [mais informações…]

– Prazo: até 30 de setembro de 2019

…………………………………………………………………………..

II Concurso de Banda Desenhada “Nossas Histórias” → [mais informações…]

     – O objetivo do concurso “é a adaptação de textos de literatura portuguesa para o formato de banda desenhada” (fonte: Blogue do IILP)

     – “O concurso é destinado a qualquer pessoa natural de Cabo Verde com idade máxima de 24 anos, desde que nunca tenha publicado trabalho profissional na área de história em quadrinhos.” (fonte: Blogue do IILP)

– Prazo: até 16 de julho de 2019

…………………………………………………………………………..

Prémio Literário Nacional João de Araújo Correia → [mais informações…] → [hiperligação adicional…]

– “O Prémio Literário Nacional João de Araújo Correia é uma organização conjunta da Câmara Municipal do Peso da Régua e da Tertúlia João de Araújo Correia e tem como objetivo incentivar a produção literária em língua portuguesa e, simultaneamente, homenagear João de Araújo Correia, um dos mais destacados contistas do século XX.”

– Prazo: 28 de junho de 2019

…………………………………………………………………………..

Concurso Lusófono da Trofa 2019 → [mais informações…]

– Prazo: até 31 de maio de 2019

…………………………………………………………………………..

Prémio UNESCO Kalinga → [mais informações…]

– Estão abertas as candidaturas ao Prémio UNESCO Kalinga para a Popularização da Ciência 2019. Este Prémio é apoiado pelo Governo da Índia e a entrega será feita pela Diretora-Geral da UNESCO numa cerimónia oficial durante o Fórum Mundial de Ciência que decorrerá em Budapeste, Hungria, em novembro de 2019.

– Prazo: até 6 de maio de 2019

…………………………………………………………………………..

Olimpíada da língua portuguesa – Brasil → [mais informações…]

– “A Olimpíada de Língua Portuguesa, um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, encontra-se com inscrições abertas.”

– Prazo: até 30 de abril de 2019

…………………………………………………………………………..

Prémio Literário FLII 2019 – Palavras de Fogo → [mais informações…]

– Prazo: até 30 de abril de 2019

…………………………………………………………………………..

Prémio Ferreira de Castro → [mais informações…] → [hiperligação adicional…]

– A 38ª edição do Concurso de Literatura Juvenil Ferreira de Castro desafia os jovens a mostrarem a sua qualidade literária. Esta iniciativa é destinada aos jovens portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas, a jovens portugueses residentes no estrangeiro e a jovens PALOP, nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B).

Prazo: 26 de abril de 2019

…………………………………………………………………………..

Prémio Literário Francisco Sá de Miranda → [mais informações…]

Prazo: 23 de abril de 2019

…………………………………………………………………………..

Concurso de vídeo “Falar Macau, Falar Português” → [mais informações…]

– Prazo: de 18 a 31 de março de 2019

…………………………………………………………………………..

11.ª Edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa → [mais informações…]

– A 11.ª Edição do Prémio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa abriu candidaturas. Podem concorrer a este prémio jovens investigadores (até aos 35 anos) de qualquer país de Língua Portuguesa.

Prazo: até 22 de março de 2019

…………………………………………………………………………..

Residência Literária na cidade de Lisboa → [mais informações…]

“O Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa informam que abriu, no dia 18 de fevereiro, o processo de candidaturas à Residência Literária na cidade de Lisboa.”

“A Residência Literária realiza-se de 2 a 30 de maio de 2019 na cidade de Lisboa, e destina-se a escritores, de nacionalidade moçambicana e residentes em Moçambique.”

– Prazo: até 15 de março de 2019