A U.Porto Press está na Feira do Livro do Porto 2020

De 28 de agosto a 13 de setembro, os Jardins do Palácio de Cristal serão a casa da Editora da Universidade do Porto.

A U.Porto Press vai marcar presença na Feira do Livro do Porto 2020. A decorrer entre 28 de agosto e 13 de setembro, a editora volta aos Jardins do Palácio de Cristal com mais de 190 títulos e descontos até 60%. No pavilhão da Universidade do Porto (n.º33) poderá ainda conhecer e obter um autógrafo dos autores e participar num concurso.

A editora apresentará uma vasta oferta, desde o catálogo da U.Porto Press a obras das várias faculdades, instituições e centros de estudos da Universidade do Porto. Como é habitual, os títulos terão um desconto entre 10 e 50%. As promoções de Livro do Dia podem chegar aos 60%.

A agenda da U.Porto Press na Feira do Livro contempla também três sessões de autógrafos. A primeira delas será realizada a 5 de setembro, sábado, com António Machiavelo e Graça Brites, autores de πoemas Irracionais e Transcendentes. No domingo seguinte, 6 de setembro, Sofia Miguens estará presente com uma obra de sua co-autoria: Filosofia da Mente — Uma Antologia. Antes de terminar a feira, o pavilhão receberá Zulmira Santos e Luís Fardilha, com Tratado das Cousas da China, a 12 de setembro, sábado. Todas as sessões irão decorrer a partir das 17 horas, diante do posto de venda da editora.

É preciso ter sorte!

Ao visitar a U.Porto Press nos Jardins do Palácio de Cristal, poderá habilitar-se a um prémio. O concurso “U.Porto Press na Feira do Livro!” pretende oferecer vales de 15 euros e, para isso, basta adquirir um livro no pavilhão da Universidade do Porto até dia 9 de setembro. No ato de compra, será entregue um bilhete numerado, o qual deve guardar. Para finalizar a participação, o concorrente terá de partilhar uma fotografia nas suas redes sociais, Facebook ou Instagram (no feed de notícias ou em formato story), com o(s) exemplar(es) comprado(s) e identificando a U.Porto Press.

Dia 10 de setembro, se o último algarismo do bilhete numerado (casa das unidades) corresponder ao último algarismo do número vencedor da Lotaria Popular, será premiado com um vale de 15 euros, a descontar na compra de títulos da U.Porto Press no pavilhão da Universidade do Porto, até ao final da feira. Para saber mais sobre o concurso, consulte o regulamento aqui.

Alegria para o fim do mundo

A sétima edição da Feira do Livro do Porto organizada nos Jardins do Palácio de Cristal contará com 80 expositores. Entre editoras, livreiros, alfarrabistas e demais entidades, distribuídas por 119 pavilhões, a programação prevê apresentações e lançamentos de livros, palestras, debates e ainda oficinas, espetáculos e concertos.

A homenagem do evento, este ano, foca nas palavras, escritas ou ecoadas, das vozes femininas. O mote parte com “alegria para o fim do mundo”, em alusão ao título da obra de Andreia C. Faria, que, a par de Inês Lourenço, serão as poetisas residentes da atual edição. Durante a Feira do Livro, serão ainda homenageadas as poetisas Maria de Sousa, imunologista, Professora Emérita da Universidade do Porto e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e Investigadora Honorária do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), que recentemente faleceu de Covid-19, e Leonor de Almeida, uma das personalidades literárias mais misteriosas do século XX.

Portuense e autora de quatro livros de poemas, todos eles esgotados entre 1947 e 1960, Leonor de Almeida construiu um autêntico enigma sobre a sua vida. Desde as datas de nascimento duvidosas, 1909 ou 1919, à profissão que alegava exercer — publicista, redatora de jornais e revistas ou até fisioterapeuta! —, as informações parcas e até falsas contribuíram para que pouco se soubesse sobre esta escritora. Graças ao trabalho recente de Cláudia Clemente, os visitantes da Feira do Livro poderão conhecer mais pormenores acerca desta poetisa com o lançamento de um livro biográfico sobre Leonor de Almeida.

A Feira do Livro decorrerá nos Jardins do Palácio de Cristal, entre 28 de agosto e 13 de setembro. De segunda-feira a quinta-feira, as portas estarão abertas das 12h às 21h30. Às sexta-feiras, o horário prolonga-se até às 23h. Durante o fim de semana, os interessados poderão visitar o evento mais cedo, a partir das 11h. Aos sábados, a feira encerra pelas 23h, enquanto aos domingos, o festival literário desliga as luzes pelas 21h30.

A organização do evento tem prevista a adoção de medidas de segurança recomendadas no contexto da pandemia de Covid-19. Lotação máxima de 3500 pessoas, acessos limitados, disposição de álcool gel e utilização obrigatória de máscara são algumas das medidas anunciadas pela Câmara Municipal do Porto. Mais informações podem ser consultadas aqui.

Perfeitamente enquadrado com a entrada da Feira do Livro, o pavilhão da Universidade do Porto (pavilhão n.º 33) estará pronto a receber os leitores da U.Porto Press.