Avançar para conteúdo principal

Licenciatura - Acesso e Ingresso

Para se candidatar às nossas Licenciaturas é necessário seguir um conjunto de passos.

A candidatura aos nossos cursos de 1º Ciclo (Licenciaturas), exceto nos casos enquadráveis nos regimes especiais, faz-se através do Concurso Nacional de Acesso que é da exclusiva responsabilidade da Direção Geral de Ensino Superior (DGES).

No caso dos concursos especiais de ingresso, a candidatura faz-se através do site da FPCEUP e está sujeita a condições e prazos fixados, anualmente, por edital.

De acordo com o seu perfil, pode escolher as seguintes opções:

Candidaturas a ingresso em cursos de 1.º ciclo (licenciaturas)

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNA) é a principal via (regime geral) de acesso aos cursos de 1.º Ciclo, sendo especialmente – mas não exclusivamente – destinado aos estudantes que terminaram o ensino secundário em Portugal.

Este acesso é organizado e coordenado diretamente pela DGES.

Para se candidatar ao CNA deve:

  • Ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação equivalente;
  • Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas.
  • Não estar abrangido/a pelo estatuto do Estudante Internacional.

A 1.ª fase do Concurso Nacional reserva ainda uma percentagem de vagas para:

Se completou um curso legalmente equivalente ao ensino secundário português (ex: estudantes da União Europeia que pretendam realizar um curso na U.Porto), poderá também candidatar-se através do CNA. Neste caso, as provas de ingresso são substituídas por exames finais de disciplinas daqueles cursos, mediante as condições definidas pela DGES.

Os regimes especiais destinam-se a candidatos/as com habilitações e condições pessoais específicas.

Este acesso é organizado e coordenado diretamente pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Pode candidatar-se através do regime especial numa das seguintes condições:

Atenção: Se já é titular de um curso superior português ou estrangeiro, não poderá beneficiar dos regimes especiais de acesso, exceto se for oficial das Forças Armadas Portuguesas.

Para mais informações, consulte a área de Regimes Especiais do portal da DGES.

Concursos Locais

Podem candidatar-se a este concurso local todos/as aqueles/as que tenham estado matriculados/as e inscritos/as noutro par instituição/curso, incluindo instituições de ensino superior estrangeiras, sem que tenham concluído o respetivo curso; que tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso; que tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Podem candidatar-se a este concurso local os/as estudantes que após interrupção dos estudos num curso da FPCEUP, se pretendam matricular de novo e inscrever-se no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Titulares de outros cursos superiores

Podem candidatar-se a este concurso os/as titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor.

Maiores de 23 anos

Podem candidatar-se a este concurso os/as estudantes aprovados/as nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos. Os/as candidatos/as à realização das provas devem apresentar o processo de candidatura nos termos indicados no Edital divulgado anualmente no site da FPCEUP.

Concurso especial para estudantes internacionais

Podem candidatar-se a este concurso os/as estudantes internacionais titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior (qualquer diploma ou certificado que ateste a aprovação num programa de ensino de nível secundário do país de origem e lhes confira o direito de se candidatarem ao ingresso no ensino superior nesse país ou ainda um diploma de ensino secundário português).

Para mais informações, contacte-nos diretamente através do email do Serviço Académico da FPCEUP.

Titulares de Cursos de Dupla Certificação do Ensino Secundário e Cursos Artísticos Especializados (exclusivo para acesso à Licenciatura em Ciências da Educação)

Podem candidatar-se a este concurso os/as estudantes que tenham concluído uma das seguintes ofertas educativas e formativas: Cursos profissionais; Cursos de aprendizagem; Cursos de educação e formação para jovens; Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I. P.; Cursos artísticos especializados; Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores; Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música; Cursos de Estado-membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações; Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional.

Os/as candidatos/as à realização das provas de avaliação dos conhecimentos devem apresentar o processo de candidatura nos termos indicados no Edital divulgado anualmente no site da FPCEUP.

Para mais informações, contacta-nos diretamente através do email do Serviço Académico da FPCEUP.